Top

Blog

Brasil atinge 300MW em energia solar

A energia solar fotovoltaica é a maior fonte de micro e minigeração de fontes renováveis no país (99,5% da base instalada) e teria atingido a marca de 300 MW, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A ativação em residências responde por praticamente 80% dos sistemas instalados. Quando a potência instalada é considerada como parâmetro, a área de comércio e serviços lidera com 44% do total.

De acordo com a Absolar, o Brasil possui 32 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, somando mais de R$ 2,2 bilhões em investimentos acumulados desde 2012. Minas Gerais lidera o ranking nacional, com 22,9% da potência instalada no país, seguido pelo Rio Grande do Sul (14,5%), São Paulo (12,9%), Santa Catarina (6,22%) e Ceará (5,84%).

Três fatores impulsionam a adoção da micro e minigeração solar fotovoltaica distribuída: redução de mais de 75% no preço da energia solar fotovoltaica ao longo da última década; aumento nas tarifas de energia elétrica dos consumidores brasileiros e o aumento no protagonismo e na responsabilidade socioambiental dos consumidores.

Ainda de acordo com a Absolar, o Brasil possui mais de 82 milhões de unidades consumidoras e um interesse crescente da população, das empresas e também dos gestores públicos em aproveitar seus telhados, fachadas e coberturas para gerar energia renovável localmente a partir do sol.

 

Fonte: http://infraroi.com.br

Share